SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2As representações profissionais e suas especificidades teóricas: uma ferramenta de análise das práticas profissionaisA "Dinâmica de Grupo" de Kurt Lewin: proposições, contexto e crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

MOTA, Valéria Maria da Conceição  e  BORGES, Livia de Oliveira. Questionário de Condições de Trabalho: evidências de validade para trabalhadores de equipes de saúde. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2021, vol.26, n.2, pp. 148-160. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20210015.

Consideramos as repetitivas queixas acerca das condições de trabalho no sistema público de saúde, bem como as necessidades de diagnósticos acurados que subsidiem ações de gestores, profissionais e usuários. Então, desenvolvemos pesquisa para avaliar a validade do Questionário de Condições de Trabalho (QCT) para trabalhadores das equipes atuantes na atenção primária e secundária do Sistema Único de Saúde (SUS). Participaram 434 trabalhadores de Belo Horizonte e de outros municípios de Minas Gerais. Aplicamos análises fatoriais exploratórias e confirmatórias na identificação dos fatores empíricos para as categorias das condições de trabalho. Os resultados atestaram que os fatores encontrados representam as categorias das condições de trabalho para tais participantes. Corroboraram a adequação do uso do QCT em pesquisas e diagnósticos ocupacionais no sistema de saúde. Eles poderão contribuir para a construção de versões reduzidas do QCT.

Palavras-chave : condições de trabalho; profissionais de saúde; avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License