SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2La "Dinámica de Grupos" de Kurt Lewin: proposiciones, contexto y críticaFatalismo en la vida cotidiana de la pobreza: del individualismo forjado al horizonte colectivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294Xversión On-line ISSN 1678-4669

Resumen

CONFESSOR JUNIOR, Waldeci Gomes  y  DIMENSTEIN, Magda. O Iluminismo tardio no cemitério dos vivos: o manicômio judiciário na fronteira da reforma psiquiátrica brasileira. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2021, vol.26, n.2, pp. 174-184. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20210017.

O artigo objetiva analisar os saberes e práticas dos operadores do direito e da psiquiatria em relação à Unidade Psiquiátrica de Custódia e Tratamento e seu lugar no contexto da Reforma Psiquiátrica brasileira. Analisa os argumentos que fundamentam as medidas de internação do ponto de vista jurídico e psiquiátrico e as soluções viáveis para o problema do manicômio judiciário frente ao imperativo da desinstitucionalização trazido pelo novo paradigma de Atenção Psicossocial. A investigação, pautando-se nos postulados da Análise Institucional, detectou como esses saberes e práticas atravessam o espaço institucional, moldando-o como um conjunto molar enrijecido e praticamente indiferenciado de outras estruturas prisionais comuns, diante da falência completa de um projeto terapêutico direcionado ao louco infrator.

Palabras clave : periculosidade; manicômio judiciário; reforma psiquiátrica; internação compulsória.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License