SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3"And what lesson did the crow learn?" Children's understanding of fables author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

FERRAZ, Adriana Satico; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; AMBIEL, Rodolfo A. M.  and  DALBOSCO, Simone Nenê Portela. Motivos para a evasão e a motivação para aprendizagem no ensino superior. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2021, vol.26, n.3, pp. 229-241. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20210022.

O objetivo deste estudo foi investigar os motivos para evasão acadêmica e a motivação para aprendizagem (metas de realização e as atribuições de causalidade intrapessoais) de 335 estudantes de uma universidade particular brasileira. As correlações entre os construtos, incluindo a variável idade, foram de pequena a moderada magnitude. A motivação para aprendizagem, a opção de curso e a intenção de abandono representaram 46% da variância explicada dos motivos para a evasão na dimensão social e 38% das dimensões financeira e acadêmica. Identificaram-se diferenças estatisticamente significativas nos três construtos quanto ao sexo, à intenção de abandono e o curso. Os resultados indicam que os motivos para evasão variam conforme a interação entre as características motivacionais, pessoais e contextuais. Este estudo fundamenta a continuidade de pesquisas sobre a temática, bem como ações destinadas à prevenção da evasão acadêmica, sobretudo nas instituições particulares.

Keywords : abandono acadêmico; metas de realização; atribuições de causalidade intrapessoais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License