SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3"And what lesson did the crow learn?" Children's understanding of fablesOn the meaning of clinical practice in pandemic times: reflections of Brazilian psychotherapists author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

CAVALCANTE, Fernanda Lúcia Nascimento Freire et al. Ansiedade, depressão, estresse e burnout em profissionais de saúde durante a pandemia de COVID-19. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2021, vol.26, n.3, pp. 252-262. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20210024.

O objetivo deste estudo é avaliar a prevalência de ansiedade, depressão, estresse e burnout na equipe de saúde de uma Unidade de Terapia Intensiva-UTI. Trata-se de um estudo com delineamento exploratório, descritivo e longitudinal, de abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 90 profissionais da saúde. Foram utilizadas a versão reduzida da Escala de Ansiedade Depressão e Estresse-21 (DASS-21) e a escala Oldenburg Burnout Inventory (OBLI). Para aplicação de testes estatísticos, utilizou-se o software estatístico livre R, versão 3.6.1. Os profissionais da instituição apresentaram maior nível de estresse e exaustão, independentemente da oferta de treinamento adequado e garantia de acesso a equipamento de proteção individual. Devem ser feitos esforços para redução do desgaste dos profissionais. Espera-se que os resultados do estudo contribuam com o fornecimento de evidências que auxiliem na construção de estratégias de intervenções para mitigar as respostas adversas da pandemia de COVID-19 nos profissionais de saúde.

Keywords : ansiedade; depressão; esgotamento psicológico; coronavírus; pessoal de saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License