SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3¿Y cuál fue la lección que aprendió el cuervo? La comprensión de los niños al respecto de las fábulasSobre el significado de la práctica clínica en tiempos de pandemia: reflexiones de psicoterapeutas brasileños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294Xversión On-line ISSN 1678-4669

Resumen

CAVALCANTE, Fernanda Lúcia Nascimento Freire et al. Ansiedade, depressão, estresse e burnout em profissionais de saúde durante a pandemia de COVID-19. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2021, vol.26, n.3, pp. 252-262. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20210024.

O objetivo deste estudo é avaliar a prevalência de ansiedade, depressão, estresse e burnout na equipe de saúde de uma Unidade de Terapia Intensiva-UTI. Trata-se de um estudo com delineamento exploratório, descritivo e longitudinal, de abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 90 profissionais da saúde. Foram utilizadas a versão reduzida da Escala de Ansiedade Depressão e Estresse-21 (DASS-21) e a escala Oldenburg Burnout Inventory (OBLI). Para aplicação de testes estatísticos, utilizou-se o software estatístico livre R, versão 3.6.1. Os profissionais da instituição apresentaram maior nível de estresse e exaustão, independentemente da oferta de treinamento adequado e garantia de acesso a equipamento de proteção individual. Devem ser feitos esforços para redução do desgaste dos profissionais. Espera-se que os resultados do estudo contribuam com o fornecimento de evidências que auxiliem na construção de estratégias de intervenções para mitigar as respostas adversas da pandemia de COVID-19 nos profissionais de saúde.

Palabras clave : ansiedade; depressão; esgotamento psicológico; coronavírus; pessoal de saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License