SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Luto e sobrevivência: a luta das comunidades tradicionais pesqueiras nos contextos da pandemia da Covid-19"Tudo por causa do crack": um estudo sobre as percepções e sentidos das drogas na população em situação de rua índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

MELO, Carlos Vinicius Gomes; SANTOS, Alessandro de Oliveira dos  e  SANTOS, Luiz Silva dos. Perfis formativos e ocupacionais de Psicólogas/os, segundo a raça-etnia. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2021, vol.26, n.3, pp. 298-310. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20210028.

Trata-se de um estudo transversal do tipo descritivo exploratório que utilizou dados coletados por meio de um questionário fechado junto a 657 Psicólogas/os dos estados do Amazonas, Bahia e São Paulo. Partiu-se da hipótese de que o racismo como variável externa, ou seja, enquanto um organizador das relações étnico-raciais entre brancos/as e negros/as no país, exerce influência sobre as variáveis de formação e de ocupação das/os profissionais de psicologia. Os resultados mostraram que o racismo exerce tal influência, pois quando comparadas/os às/aos psicólogas/os negras/os, as/os brancas/os apresentam privilégios na formação, no nível de titulação, no tempo de experiência no mercado de trabalho, nas áreas e nos tipos de serviços da psicologia em que se empregam; além disso, atender pessoas também brancas, que por sua vez, estão alocadas nas faixas de renda mais elevadas.

Palavras-chave : psicólogos; raça; relações raciais; psicologia (Brasil); estatística descritiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License