SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Perfis formativos e ocupacionais de Psicólogas/os, segundo a raça-etniaEfeitos do distanciamento social do COVID-19 na mobilidade urbana: evidência longitudinal do Distrito Federal-Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

MENDES, Kíssila Teixeira; RONZANI, Telmo Mota  e  PAIVA, Fernando Santana de. "Tudo por causa do crack": um estudo sobre as percepções e sentidos das drogas na população em situação de rua. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2021, vol.26, n.3, pp. 311-322. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20210029.

O presente artigo busca compreender as concepções acerca das drogas na população em situação de rua. Para tal, propõe um debate sobre a relação entre a guerra às drogas, a criminalização da pobreza e o direito à cidade. O procedimento metodológico é composto por cinco meses de observação participante e seis entrevistas com homens em situação de rua que usam drogas a partir do método da história de vida, categorizadas posteriormente a partir da análise de conteúdo do tipo temática. Os resultados indicam que a droga aparece como elemento principal das histórias de vida. Há ainda a reprodução de discursos ideológicos sobre as drogas, com teor individualista, moralizante e estigmatizante. A pesquisa aponta para a valorização de categorias cruciais da sociedade burguesa, como trabalho e consumo, e indica mais do que para limites das políticas públicas para a população em situação de rua, para limites societários.

Palavras-chave : situação de rua; drogas; pobreza; estigma; políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License