SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue4Mental Health impacts and possible interventions against COVID-19: a systematic review of literatureNormality at work from the perspective of work psychodynamics: an integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

EMIDIO, Thassia Souza; OKAMOTO, Mary Yoko  and  SANTOS, Manoel Antônio dos. Impacto do isolamento social no cotidiano de mães em homeoffice durante a pandemia de COVID-19. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2021, vol.26, n.4, pp. 358-369. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20210034.

Este estudo teve por objetivo compreender como mães vivenciaram o isolamento social nos primeiros meses de pandemia da COVID-19 e o impacto em seu cotidiano e perspectivas de futuro. Participaram da pesquisa 20 mulheres de diferentes estratos sociais, com idades entre 29 e 45 anos, que realizavam atividades laborais em homeoffice. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas por meio remoto. O corpus de pesquisa foi constituído pela transcrição na íntegra das entrevistas. Os resultados mostraram que a pandemia impôs mudanças significativas na dinâmica familiar e acarretou sobrecarga nos papéis desempenhados como mães, esposas e profissionais. As participantes se mostraram exaustas com o acúmulo de novas tarefas domésticas e intensificação das demandas de cuidados com filhos. As conclusões sugerem a urgência de dar visibilidade e escuta ao sofrimento psicológico das mulheres, atentando para as questões da sobrecarga de funções, que reverberam na qualidade de vida e do cuidado com os filhos.

Keywords : maternidade; relações mãe-criança; isolamento social; COVID-19; pandemias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License