SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue4Restorative environments for university students: an integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

JACOBINA, Olga Maria Pimentel; COELHO, Acileide Cristiane Fernandes; JULIANO, Lorena Braga Antunes  and  RHEAUME, Jacques. O Genograma para compreensão do processo migratório de famílias em vulnerabilidade social. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2021, vol.26, n.4, pp. 445-455. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20210042.

O Trabalho Social com Famílias realizado no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) abarca vários desafios. Um deles é a utilização de instrumentos adequados que possibilitem uma compreensão mais abrangente sobre a construção do sujeito, das desigualdades incidentes sobre ele, das estratégias de enfrentamento de vulnerabilidade e a contextualização desse processo em relação ao território em que vive. O objetivo deste artigo é apresentar, a partir de um relato de experiência, diferentes possibilidades de uso do genograma no trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade em contexto de migração. O genograma mostrou-se um instrumento importante para a compreensão da construção dos vínculos sociais no processo migratório. Este recurso possibilitou tanto para as profissionais quanto às famílias o entendimento da história de vida, da dinâmica de migração, da estrutura de desigualdades que motivam o fluxo migratório e das estratégias de sobrevivência vivenciadas pelas famílias diante das situações de exclusão social.

Keywords : genograma; território; migração; Trabalho Social com Famílias; vulnerabilidade social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License