SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Dos encontros em supervisão: devenires na formação de psicólogos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CATHARINO, Tânia Ribeiro. Formação de psicólogos, currículos e subjetividade. Temas psicol. [online]. 1998, vol.6, n.1, pp. 09-19. ISSN 1413-389X.

Este trabalho se propõe a pensar a formação de psicólogos. Para tanto, analisamos o trabalho pedagógico em seu aspecto produtivo como política de subjetividades, desvendando-o mediante uma pesquisa evidenciadora do processo pelo qual o currículo se realiza em sala de aula. Desenvolvemos um estudo de caso em duas faculdades de Psicologia - uma pública e outra privada - do Rio de Janeiro. Utilizamos como principal instrumento a entrevista aberta com professores e alunos, servindo-nos da categoria produção de subjetividades como referência teórico-metodológica. Enfocando o trabalho pedagógico, procuramos abordá-lo como processo, cujo produto não se confunde com mera profissionalização, remetendo-nos à subjetividade do profissional, modelada pelas relações saber-poder, atualizadas nos cursos. Investigamos o ocultamento desse aspecto, assim como seus produtos: modelos que, assumidos pelos atores envolvidos, naturalizam relações, perdendo de vista o trabalho como processo.

Palavras-chave : produção de subjetividade; formação de psicólogos; trabalho pedagógico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License