SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Formação de psicólogos, currículos e subjetividadePerigos e promessas do encontro entre grupaiísmo e historiografia na formação de psicólogos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

DIAS, Regina Maria Santos. Dos encontros em supervisão: devenires na formação de psicólogos. Temas psicol. [online]. 1998, vol.6, n.1, pp. 21-29. ISSN 1413-389X.

Este trabalho visa a pensar a supervisão de estágio, questionando os objetos e as relações estabelecidas como naturais, quando do desenvolvimento dessa atividade nos últimos anos na formação de psicólogos. Pretende apontar as "armadilhas" da supervisão compreendida no atendimento de seus requisitos e na formalização de seus procedimentos. Uma distinta relação pode ser forjada, quando os modos supervisor e estagiário interessam-se em tornar a formação um processo. O agenciamento supervisão efetua-se, quando se passa a compreender o plano imanente dos encontros como lugar de desarranjos e rupturas ao mesmo tempo que inaugura sentidos e virtualiza instituições. E de um perspectivismo radical que se poderá vislumbrar devenires na formação do psicólogo, tornando a supervisão - invenção como um possível para esse campo.

Palavras-chave : supervisão; modos de subjetivação; experimentação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License