SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1O projeto pedagógico do Curso de Psicologia da Universidade Metodista de Piracicaba: realidade e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SCHNEIDER, Daniela Ribeiro. A formação em psicologia no Mercosul: perspectivas da integração Latino-Americana. Temas psicol. [online]. 1998, vol.6, n.1, pp. 69-74. ISSN 1413-389X.

A criação do Mercosul, em 1991, estruturou-se no contexto contemporâneo de mundialização da economia. O acordo foi firmado sem nenhuma consulta à sociedade civil e com total descaso pelas questões sociais e culturais envolvidas. As entidades de psicologia dos países envolvidos, preocupadas com a situação criada, começaram a se organizar no final de 1993, dando início ao processo de integração da Psicologia no Mercosul. A ótica dada ao processo é a de combate ao cunho mercantilista e exclusor das políticas de globalização, da qual o Mercosul faz parte, enfatizando a perspectiva de efetiva "integração", ou seja, de fortalecimento da solidariedade internacional. Nesse horizonte, a Comissão de Formação em Psicologia no Mercosul iniciou seus trabalhos realizando uma descrição da realidade da formação em cada país. Constataram-se as diferenças existentes entre os países, bem como no interior destes. Partiu-se então para a discussão de critérios mínimos que viabilizassem uma certa unidade na formação do psicólogo na região, tendo como princípio a garantia da qualidade da graduação e de seu compromisso com a realidade Latino-Americana.

Palavras-chave : Mercosul; formação em psicologia; integração Latino-Americana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License