SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2A criança e sua educação na família no início do século: autoridade, limites e cotidianoCreche como contexto de desenvolvimento: parcerias adulto-criança e criança-criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

RABINOVICH, Elaine Pedreira. Modos de morar no Brasil e contexto de desenvolvimento. Temas psicol. [online]. 1998, vol.6, n.2, pp. 105-115. ISSN 1413-389X.

A fim de compreender como o modo concreto de vida influencia o desenvolvimento infantil, comparamos práticas de aleitamento e modos de dormir de vários grupos de crianças da famílias de baixa renda: 60 crianças de 0-1 ano, suas famílias e moradias, de um bairro paulistano; 28 crianças de 0-3 anos vivendo sob um viaduto na cidade de São Paulo; 28 crianças de 0-3 anos, localizadas em zona rural piauiense. Vários recursos metodológicos foram utilizados para cumprir esta tarefa, incluindo observação direta, registro do ambiente doméstico e do quarto de dormir; entrevistas semi-estruturadas sobre a criança e a família, fotos e vídeos. Os principais resultados apontaram para a importância do tipo de organização familiar - rede familiar extensa ou nuclear; para o estabelecimento de normas - normas médicas ou tradicionais; e para a continuidade dos grupos apesar das diferenças observadas entre eles - associação entre ausência de berço, modo de vida interdependente, desmame tardio, e co-sleeping. Este estudo apontou para práticas de aleitamento e modos de dormir em grupos de baixa renda brasileiros opostas ao individualismo, isolamento e autonomia das culturas ocidentais, e para a urbanização como um aspecto fundamental do sistema de cuidados, indicando a necessidade de a unidade de análise ser ampliada para evitar o viés etnocêntrico. Propomos para análise as categorias simbólica, temporalidade, corporiedade e poética, oriundas da análise da moradia.

Palavras-chave : contexto de desenvolvimento; moradia; sono; aleitamento; brasilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License