SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Modos de morar no Brasil e contexto de desenvolvimentoComportamentos de crianças pequenas em creches e arranjo espacial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LORDELO, Eulina da Rocha  e  CARVALHO, Ana Maria Almeida. Creche como contexto de desenvolvimento: parcerias adulto-criança e criança-criança. Temas psicol. [online]. 1998, vol.6, n.2, pp. 117-124. ISSN 1413-389X.

A pesquisa sobre parcerias desenvolvimentais opondo adulto e criança tem avançado em identificar efeitos positivos e/ou negativos em ambos os contextos, embora com resultados ainda inconclusivos. No entanto, o caráter fragmentário desse campo, em que as investigação abordam aspectos isolados do desenvolvimento - cognitivo, social ou afetivo, dificultam um avanço na compreensão do problema como um todo. Os resultados freqüentemente conflitantes requerem um esforço de integração que permita recolocar os problemas de uma perspectiva global do desenvolvimento. Esse esforço justifica a adoção de uma abordagem teórica que compatibilize uma perspectiva biológica, que supõe direção e limites, dados pelo ambiente de evolução, e uma perspectiva desenvolvimental, que supõe a novidade, fruto das contingências provindas das experiências individuais. O presente trabalho visou explorar essas idéias a partir de alguns resultados de pesquisas que focalizaram as possibilidades de interação adulto-criança e criança-criança em ambiente de creche. Os dados foram obtidos a partir de observações de 62 crianças de 1 a 3 anos. Os resultados encontrados apontam a estabilidade de certos modos de organização, como a orientação para o adulto e para outras crianças, e a mudança na importância relativa do tipo de parceiro conforme o status desenvolvimental da criança. Esses achados empíricos podem ser melhor compreendidos nos quadros de referência de uma abordagem teórica abrangente, como a dos sistemas dinâmicos, vinculada a uma perspectiva etológica, que integre as múltiplas influências - contexto e cultura, base biológica - no fenômeno do desenvolvimento. Ressalta-se a importância de repensar o conceito etológico de ambiente de desenvolvimento nos termos de uma interação dinâmica organismo versus ambiente, à luz dos resultados da pesquisa, conforme ela seja direcionada para apreender essa interação.

Palavras-chave : creche; parceria; interação; adulto-criança; enternação criança criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License