SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Creche como contexto de desenvolvimento: parcerias adulto-criança e criança-criançaA historicidade da categoría subjetividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CARVALHO, Mara Ignêz Campos de. Comportamentos de crianças pequenas em creches e arranjo espacial. Temas psicol. [online]. 1998, vol.6, n.2, pp. 125-133. ISSN 1413-389X.

São examinados aspectos conceituais e metodológicos que embasaram cinco de nossas pesquisas, tais como visão sistêmica de desenvolvimento e características da abordagem ecológica. Os resultados de cinco estudos, utilizando a metodologia denominada por Bronfenbrenner de experimento ecológico, conduzem a contribuições práticas e teóricas. Quanto a estas, o arranjo espacial se apresenta como uma forte variável de suporte ambiental, interdepende do papel estruturador da educadora, na ocupação do espaço e no agrupamentos de crianças de 2-3 anos em creches, contribuindo para a generalização desses resultados para contextos similares. Quanto a aspectos práticos, nossos estudos indicam a relevância do arranjo espacial no planejamento de ambientes coletivos, favorecendo interações entre crianças e com o adulto - por meio de manipulações pouco custosas, o adulto, ao estruturar o espaço para promover interações entre crianças, tornando-se mais disponível para estabelecer contato com uma criança ou com um subgrupo, melhorando a qualidade do atendimento coletivo de crianças pequenas.

Palavras-chave : abordagem ecológica; creches; arranjo do espaço; interações infantis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License