SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Comportamentos de crianças pequenas em creches e arranjo espacialA vivência do sagrado e a constituição do self índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

GONCALVES, Maria da Graça Marchina. A historicidade da categoría subjetividade. Temas psicol. [online]. 1998, vol.6, n.2, pp. 135-146. ISSN 1413-389X.

O objetivo do artigo é discutir a categoria subjetividade na forma dupla como se configura na modernidade: como experiência ampliada, reconhecida e aprofundada e como questão epistemológica central no bojo da definição da ciência moderna. Ambos os aspectos, na sua interseção e desenvolvimento, serão fundamentais na construção histórica da psicologia. O texto aborda alguns fatores relacionados a essa dupla configuração da categoria subjetividade, a partir do desenvolvimento do capitalismo. Aponta como essa dupla marca aparece nas principais teorias da psicologia sem que a contradição subjetividade-objetividade seja superada e também os elementos de crítica às teorias tradicionais que podem levar a essa superação. Por fim, são indicados aspectos atuais dessa questão, no seio do debate da pós-modernidade, no qual alguns marcos da modernidade que implicaram nessa dupla configuração são revistos, obrigando a uma rediscussão das noções de indivíduo, sujeito e subjetividade.

Palavras-chave : subjetividade; subjetividade [objetividade]; pós-modernidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License