SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2A vivência do sagrado e a constituição do selfA religião como fenômeno psicológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

PAIVA, Geraldo José de. Estudos psicológicos da experiência religiosa. Temas psicol. [online]. 1998, vol.6, n.2, pp. 153-160. ISSN 1413-389X.

Apontam-se as raízes históricas do conceito de experiência religiosa em Schleiemacher, Otto e James, como base para a discussão dos componentes epistemológicos, cognitivos e afetivos desse conceito. Explicita-se, a seguir, o caráter imediato da experiência religiosa, como conhecimento e/ou afeto e discute-se o teor emocional da experiência. Apresenta-se, então, alguns modelos fatoriais e um modelo teórico psicossocial da experiência religiosa. Oferece-se algumas classificações dessa experiência, segundo os critérios de conteúdo, interação pessoal percebida e complexidade do processo. Finalmente, conceitua-se algumas noções associadas na linguagem comum à experiência religiosa, como espiritualidade, misticismo e experiência do sagrado.

Palavras-chave : experiência; experiência religiosa; misticismo; psicologia da religião; sagrado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License