SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Children's representation of division: from oral language to other kinds of representation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

DIAS, Adelaide Alves  and  VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. Concepções de autonomia dos educadores infantis. Temas psicol. [online]. 1999, vol.7, n.1, pp. 9-21. ISSN 1413-389X.

As recentes mudanças na legislação brasileira referentes à Educação Infantil indicam a autonomia como um dos principais objetivos educacionais. A pesquisa-intervenção aqui apresentada, com base no referencial teórico co-construtivista, objetivou investigar quais as concepções de autonomia das educadoras infantis e como tais concepções interferem nas suas ações pedagógicas. Partiu do pressuposto que a forma como as educadoras concebem o processo de construção e desenvolvimento da autonomia define suas práticas pedagógicas. Realizada em dois momentos (1998 e 1999), a pesquisa contou com 34 educadoras do Rio de Janeiro e utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevistas (antes e depois) e curso de extensão. Os dados foram tratados através de Análise de Conteúdo e os resultados demonstram que a concepção de autonomia das educadoras infantis sofreu mudança da uma orientação mais individualista para uma mais coletivista, na forma de entendimento sobre o trabalho pedagógico.

Keywords : autonomia; educação infantil; desenvolvimento moral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License