SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Como crianças representam a operação de divisão: da linguagem oral para outras formas de representaçãoBrincar, fantasiar e aprender índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SANTOS, Clara Maria Melo dos. "O que penso? Quando? Como?": o efeito das interpretações pragmáticas na produção de textos argumentativos. Temas psicol. [online]. 1999, vol.7, n.1, pp. 37-49. ISSN 1413-389X.

Vários autores sugerem que as crenças das pessoas sobre o que constitui pensar bem afeta o raciocínio argu mentativo (Baron, 1995; Perkins, 1989). Uma dessas crenças é que um bom argumento significa argumento que enfatiza apenas um lado da questão. As pessoas apresentam um viés do meu lado quando produzindo/avaliando argumentos. O presente estudo demonstra que outros fatores também afetam a freqüência de suportes e contra-argumentos nos discursos argumentativos. Neste estudo, foi pedido a universitátios que escrevessem suas opiniões sobre o aborto da forma mais completa possível. Também foi pedido que elaborassem listas de argumentos sobre o tópico como se estivessem se preparando para uma discussão em sala de aula. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes mencionaram contra argumentos nos textos argumentativos, mas não nas listas de argumentos. Este dado sugere que o viés do meu lado também está associado com as interpretações pragmáticas dos contextos de argumentação.

Palavras-chave : argumentação; raciocínio argumentativo; raciocínio informal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License