SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Brincar, fantasiar e aprenderA pré-escola e a construção da autonomia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BICHARA, Ilka Dias. Brincadeira e cultura: o faz-de-conta das crianças Xocó e do Mocambo (Porto da Folha/SE). Temas psicol. [online]. 1999, vol.7, n.1, pp. 57-63. ISSN 1413-389X.

Ao fazer-de-conta a criança ao mesmo tempo vive e constrói uma realidade e a compartilha com seus companheiros. Estudos desse fenômeno que envolvam realidades diferentes são raros e, de uma forma geral, diferenças socioculturais têm sido vistas como sinais de deficiência e não de variação comportamental. Estudar possíveis variações decorrentes de fatores culturais em duas comunidades no sertão sergipano, a dos índios Xocó e a dos negros do Mocambo, é o objetivo deste trabalho. Para tanto foram observadas, através de filmagem em vídeo-tape, associadas com registros cursivos, 60 crianças, nas duas comunidades, em suas atividades livres. Os resultados mostram forte influência do modo de vida dos pais nas brincadeiras das crianças, predomínio de temas realísticos sobre os fantasiosos e forte estereotipia de gênero, confirmando nossas hipóteses sobre a existência de particularidades no desenvolvimento associadas com o ambiente familiar e cultural no qual estão inseridas.

Palavras-chave : faz-de-conta; brincadeira; cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License