SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Brincadeira e cultura: o faz-de-conta das crianças Xocó e do Mocambo (Porto da Folha/SE)Desenvolvimento cognitivo adulto e a iniciação escolar: a resolução de problemas e a notação das operações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

SILVA, Patrícia Ligocki  y  SPERB, Tânia Mara. A pré-escola e a construção da autonomia. Temas psicol. [online]. 1999, vol.7, n.1, pp. 65-77. ISSN 1413-389X.

Este estudo investigou as contribuições que uma pré-escola da rede municipal de Porto Alegre oferece para a construção da autonomia pela criança. Utilizando-se da microetnografia, observou-se o cotidiano escolar de uma turma de crianças de 3a 8 me a 4 a 8 me. Fez-se isso analisando-se, entre outros aspectos, as interações adulto/criança e as interações das crianças. Levou-se em consideração para essa análise os momentos da rotina - brincadeira na sala, pátio, atividade dirigida e rodinha - e o turno - manhã e tarde. Os resultados indicam que o cotidiano desta instituição é propício às interações criança/criança que levam à autonomia, especialmente nos momentos de brincadeira. Já as interações educadora/criança ocorreram com mais freqüência na atividade dirigida e na rodinha. Entretanto, encontrou-se diferenças quanto à forma de tratamento - voltada ou não para a autonomia - que as educadoras proporcionavam às crianças nos dois turnos, apontando-se a qualificação daquelas como um dos fatores prováveis para essa discrepância.

Palabras clave : autonomia; pré-escola; interação social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License