SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Psicoterapia breve e prevenção: eficácia adaptativa e dimensões da mudança índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

QUINTANA, Alberto Manuel. Traumatismo e simbolização em pacientes com câncer de mama. Temas psicol. [online]. 1999, vol.7, n.2, pp. 107-118. ISSN 1413-389X.

Este trabalho visa a compreensão dos dinamismos psíquicos presentes em mulheres com câncer de mama e da atuação do psicólogo junto às mesmas. Inicialmente, discutimos as relações entre o corpo anatômico e o corpo erógeno, destacando o corpo psíquico como produto de um processo identificatório que, embora tendo o corpo biológico como seu substrato, não se reduz ao mesmo. A seguir, comentamos a importância desse conjunto de representações que forniam o corpo erógeno como forma de poder manejar as excitações provenientes do corpo somático. Na seqüência, abordamos a questão da morte e suas implicações, mostrando como o diagnóstico de câncer de mama leva mulheres a uma situação de desamparo, solidão, perda dos vínculos e a uma quebra de sentido, constituindo-se, assim, numa situação traumática para a qual não podem encontrar representantes.Concluímos o estudo evidenciando que a grande tarefa com que se deparam essas mulheres é a de construir uma vida na qual a possibilidade de morte esteja presente.

Palabras clave : câncer de mama; psicossomática; corpo; psicologia hospitalar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License