SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Trauma and symbolism in breast cancer patientsTheological influences on psychonalytical theories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

YOSHIDA, Elisa Medici Pizão. Psicoterapia breve e prevenção: eficácia adaptativa e dimensões da mudança. Temas psicol. [online]. 1999, vol.7, n.2, pp. 119-129. ISSN 1413-389X.

Este artigo discute o uso integrado dos conceitos de eficácia adaptativa, de Ryad Simon, e de dimensões de mudança do enfoque transteórico, como critério de indicação de psicoterapias breves (PBs) em programas de prevenção em saúde mental. Sugere que para ser eficiente a PB deve: 1. responder a demanda específica de ajuda; 2. considerar os recursos adaptativos; 3. verificar se são suficientes para iniciar processo de mudança; 4. adequar-se à prontidão do paciente para a mudança. Propõe alterações no programa de prevenção de Simon, em função das propostas recentes daquele autor para avaliação da adaptação. Apresenta as três dimensões de mudança do enfoque transteórico de mudança (processos, estágios e níveis), com ênfase sobre os estágios (pré-contemplação, contemplação, preparação, ação, manutenção e término). Fornece alternativas de intervenções psicoterapêuticas para cada modalidade de adaptação, desde que o estágio de contemplação tenha sido atingido. Conclui propondo pesquisas futuras para examinar o valor empírico destas sugestões.

Keywords : prevenção em saúde mental; psicoterapia breve; mudança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License