SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Traumatismo e simbolização em pacientes com câncer de mamaInfluencias teológicas nas teorias psicanalíticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

YOSHIDA, Elisa Medici Pizão. Psicoterapia breve e prevenção: eficácia adaptativa e dimensões da mudança. Temas psicol. [online]. 1999, vol.7, n.2, pp. 119-129. ISSN 1413-389X.

Este artigo discute o uso integrado dos conceitos de eficácia adaptativa, de Ryad Simon, e de dimensões de mudança do enfoque transteórico, como critério de indicação de psicoterapias breves (PBs) em programas de prevenção em saúde mental. Sugere que para ser eficiente a PB deve: 1. responder a demanda específica de ajuda; 2. considerar os recursos adaptativos; 3. verificar se são suficientes para iniciar processo de mudança; 4. adequar-se à prontidão do paciente para a mudança. Propõe alterações no programa de prevenção de Simon, em função das propostas recentes daquele autor para avaliação da adaptação. Apresenta as três dimensões de mudança do enfoque transteórico de mudança (processos, estágios e níveis), com ênfase sobre os estágios (pré-contemplação, contemplação, preparação, ação, manutenção e término). Fornece alternativas de intervenções psicoterapêuticas para cada modalidade de adaptação, desde que o estágio de contemplação tenha sido atingido. Conclui propondo pesquisas futuras para examinar o valor empírico destas sugestões.

Palabras clave : prevenção em saúde mental; psicoterapia breve; mudança.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License