SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Influencias teológicas nas teorias psicanalíticasProgramas de hospitalização conjunta: integrando os pais em enfermarías pediátricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BAPTISTA, Makilim Nunes; BAPTISTA, Adriana Said Daher  e  OLIVEIRA, Maria das Graças de. Depressão e gênero: por que as mulheres deprimem mais que os homens?. Temas psicol. [online]. 1999, vol.7, n.2, pp. 143-156. ISSN 1413-389X.

A depressão pode ser considerada um transtorno de elevada prevalência e com significante sofrimento para os pacientes. Diversos fatores psicológicos, sociais e biológicos podem contribuir para seu desenvolvimento, manutenção e remissão. Aproximadamente 5% da população apresenta depressão e, a partir da adolescência, as mulheres demonstram uma prevalência maior do que os homens, em torno de duas mulheres para cada homem. As possíveis explicações e hipóteses desta diferença são abordadas neste artigo, dentro do panorama psicológico, social, biológico e genético. Os fatores biológicos e neuroendocrinológicos parecem desempenhar um papel importante na explicação desta diferença, já que o início da diferença se dá na época da menarca, momento de grandes mudanças hormonais no corpo da mulher. Porém, os aspectos psicológicos e sociais também são de fundamental importância para explicar a diferença de prevalência de depressão e gênero, já que este transtorno tem sua etiologia e desenvolvimento baseado em explicações multifatoriais.

Palavras-chave : depressão; gênero; fatores de risco.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License