SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Programas de hospitalização conjunta: integrando os pais em enfermarías pediátricasReligião e sentido de vida: um estudo teórico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

COLETA, Marília Ferreira Dela. O modelo de crenças em saúde (HBM): uma análise de sua contribuição à psicologia da saúde. Temas psicol. [online]. 1999, vol.7, n.2, pp. 175-182. ISSN 1413-389X.

O Modelo de Crenças em Saúde (HBM), desenvolvido nos anos 50 por psicólogos sociais do serviço de saúde pública dos Estados Unidos, tem sido considerado, entre os modelos cognitivos, como um dos mais amplamente pesquisados para explicar e predizer comportamentos de saúde. As crenças em saúde referem-se à susceptibilidade e à gravidade percebida na doença em questão e aos benefícios e barreiras percebidos com relação aos comportamentos de prevenção ou tratamento da doença. O modelo foi utilizado pela autora no estudo de comportamentos preventivos do câncer de mama, da AIDS e de doenças cardiovasculares, nos quais foram identificados a percepção dos sujeitos quanto às doenças e aos comportamentos, a relação entre as variáveis do modelo e o poder preditivo destas nos comportamentos estudados. Os resultados mostraram, ainda, correlações com variáveis externas ao modelo e a importância do nível de escolaridade e de renda para a adesão a comportamentos de saúde.

Palavras-chave : crenças; saúde; prevenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License