SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2The health belief model (HBM): an analysis of its contribution to health psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

AMATUZZI, Mauro Martins. Religião e sentido de vida: um estudo teórico. Temas psicol. [online]. 1999, vol.7, n.2, pp. 183-190. ISSN 1413-389X.

Explora o significado psicológico da experiência religiosa a partir das idéias de alguns autores, dentre os quais Erich Fromm. Por trás de qualquer forma de religião existe uma percepção da unidade radical das coisas do mundo. Esta percepção equivale a um ponto de vista mais abrangente sobre os limites do mundo e a essência da realidade. Relaciona-se também com a necessidade humana de sentido ou de busca de uma harmonia perdida. As respostas a essa necessidade podem ser chamadas de religiosas no sentido geral de re-ligar. Num sentido mais específico, a resposta religiosa leva a uma visão de mundo articulada em torno da idéia de transcendência. Mesmo nesse sentido específico a religião se baseia na experiência de uma relação cujo pólo objetivo é tocado mediante o símbolo. Se assim não for, teremos uma fé irracional, psicologicamente encobridora.

Keywords : religião; fé; psicologia; sentido de vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License