SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Estudos conceituais na análise do comportamentoDesafios para a implantação dos novos currículos de psicologia à luz das diretrizes curriculares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SPRADLIN, Joseph E. Rotinas: implicações para a vida e para o ensino. Temas psicol. [online]. 1999, vol.7, n.3, pp. 223-234. ISSN 1413-389X.

Este artigo conceptualiza muito do comportamento humano em rotinas, ou seqüências repetidas de comportamento. Certas rotinas são exibidas por muitos membros da comunidade, o que facilita previsões sobre comportamentos observando uma pessoa desconhecida. Outras rotinas são idiossincráticas. No entanto, observações repetidas da pessoa nessas rotinas tornam possíveis as previsões individuais. Rotinas convencionais são objetivos para o ensino de pessoas que não as exibem. Rotinas possuem características marcantes. Quando a rotina é iniciada, é comumente concluída. Atrasos para completar a rotina possuem três características de estímulos aversivos. Primeiro, a introdução de um atraso na conclusão da rotina irá suprimir comportamentos que produziram o atraso. Segundo, atrasos evocam comportamento emocional. Terceiro, comportamentos que reduzem atrasos para completar a rotina são fortalecidos. Ao ensinar novas rotinas, pode-se apenas iniciar a pessoa na rotina e introduzir os suportes necessários para completá-la. Este suporte pode ser gradualmente retirado conforme a pessoa começa a demonstrar competência nas habilidades.

Palavras-chave : rotina; seqüências comportamentais; estímulos aversivos; atraso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License