SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Suporte psicológico ao desenvolvimento de bebês pré-termo com peso de nascimento < 1500 g: na UTI-neonatal e no seguimento longitudinalConstituição social de sujeitos nas práticas cotidianas, em uma instituição especializada no atendimento à deficiência múltipla índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MORO, Maria Lúcia Faria. Aprendizagem construtivista de estruturas aditivas e multiplicativas na iniciação matemática. Temas psicol. [online]. 1999, vol.7, n.3, pp. 263-282. ISSN 1413-389X.

O estudo trata da aprendizagem de estruturas aditivas em sua passagem às multiplicativas segundo a perspectiva piagetiana e as proposições de Vergnaud. São examinadas a adequação de duas seqüências de tarefas em revelar as relações psicogenéticas entre os campos conceituais focalizados e a natureza das estratégias cognitivas infantis de solução das tarefas. Os sujeitos foram sete alunos (idades de 6 a 2 me e a 7 a4 me) de primeira série fundamental de escola pública. Foram agrupados em tríades: uma executou tarefas baseadas na eqüalização de parcelas; outra, na composição aditiva de números. A análise dos dados videografados foi qualitativa. Os resultados descrevem: adequações e inadequações das tarefas em sua probabilidade de transformar esquemas para as elaborações visadas; peculiaridades das estratégias cognitivas. A discussão destaca o papel da tomada de consciência dos sujeitos de suas ações e seus resultados e a significação de certos esquemas nas complexas filiações entre as estruturas estudadas.

Palavras-chave : aprendizagem construtivista; psicogênese de conceitos aritméticos; filiações estruturais aditivas e multiplicativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License