SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1A teoria da ação racional nos comportamentos de saúdeA elaboração e a formulação de conteúdos na escrita argumentativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

GOES, Maria Cecília Rafael de. A experiência educacional na escola comum e a subjetividade da criança surda. Temas psicol. [online]. 2000, vol.8, n.1, pp. 45-54. ISSN 1413-389X.

Abordando a questão da inclusão em casos de surdez, o presente trabalho explora a experiência escolar como uma importante fonte de constituição da subjetividade. Através de observações e entrevistas, foi feito um acompanhamento de dois alunos surdos matriculados na 1ª série regular. O objetivo foi examinar o modo pelo qual as interações e formas de interlocução propiciadas pelas ações educativas podem afetar a significação de si pelo surdo. Os achados mostram que o projeto educativo das escolas investigadas não continha iniciativas diferenciadas para esse aluno e acabava delegando boa parte de suas atribuições ao setor fonoaudiológico. Como efeito dessa situação, as crianças eram levadas a se significarem como aluno-paciente (pois eram mais instruídos na clínica que na escola), como interlocutor incapaz (pois, na escola, o ajustamento nos diálogos era, em essência, unilateral) e como aprendiz deficiente (pois desistiram da escola, sem terem conseguido aprender a ler e escrever)

Palavras-chave : inclusão escolar; subjetividade; surdez.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License