SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Historical research in behavior analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SOUZA, Deisy das Graças de. O conceito de contingencia: um enfoque histórico. Temas psicol. [online]. 2000, vol.8, n.2, pp.125-136. ISSN 1413-389X.

Na análise do comportamento, o conceito de contingência indicava, originalmente, uma justaposição (temporal ou espacial) entre eventos, mas logo evoluiu para uma concepção de relações de dependência entre os eventos (os ambientais ou comportamentais e os ambientais). O aspecto mais importante da evolução, no entanto, reside na complexidade dos fenômenos comportamentais submetidos ao escrutínio da análise experimental do comportamento, o que, por sua vez, tem permitido refinar o próprio conceito. O conceito de contingência permite identificar os componentes das relações comportamentais, enquanto as relações funcionais constituem a descrição dos efeitos das contingências. Apesar da importância atribuída à contingência de três termos, a história da análise do operante revela duas vertentes na busca de relações funcionais: uma que coloca a ênfase nas relações resposta-reforço e outra que enfatiza as relações antecedentes-resposta. Na primeira incluem-se os estudos exaustivos de parâmetros de reforço (a Lei do Efeito); na segunda, os de controle de estímulos. A ênfase resulta, por vezes, na desconsideração do conceito de contingência tríplice, com prejuízo para os avanços na área. Os desenvolvimentos recentes evidenciam a utilidade da análise integrada das contingências de reforço para a compreensão dos processos comportamentais que se desenvolvem quando elas entram em operação.

Keywords : contingência; contingência tríplice; lei do efeito; controle de estímulos; momento comportamental; evolução conceitual; evolução de práticas analítico-comportamentais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License