SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Historical research in behavior analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SOUZA, Deisy das Graças de. O conceito de contingencia: um enfoque histórico. Temas psicol. [online]. 2000, vol.8, n.2, pp. 125-136. ISSN 1413-389X.

Na análise do comportamento, o conceito de contingência indicava, originalmente, uma justaposição (temporal ou espacial) entre eventos, mas logo evoluiu para uma concepção de relações de dependência entre os eventos (os ambientais ou comportamentais e os ambientais). O aspecto mais importante da evolução, no entanto, reside na complexidade dos fenômenos comportamentais submetidos ao escrutínio da análise experimental do comportamento, o que, por sua vez, tem permitido refinar o próprio conceito. O conceito de contingência permite identificar os componentes das relações comportamentais, enquanto as relações funcionais constituem a descrição dos efeitos das contingências. Apesar da importância atribuída à contingência de três termos, a história da análise do operante revela duas vertentes na busca de relações funcionais: uma que coloca a ênfase nas relações resposta-reforço e outra que enfatiza as relações antecedentes-resposta. Na primeira incluem-se os estudos exaustivos de parâmetros de reforço (a Lei do Efeito); na segunda, os de controle de estímulos. A ênfase resulta, por vezes, na desconsideração do conceito de contingência tríplice, com prejuízo para os avanços na área. Os desenvolvimentos recentes evidenciam a utilidade da análise integrada das contingências de reforço para a compreensão dos processos comportamentais que se desenvolvem quando elas entram em operação.

Keywords : contingência; contingência tríplice; lei do efeito; controle de estímulos; momento comportamental; evolução conceitual; evolução de práticas analítico-comportamentais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License