SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2O conceito de contingencia: um enfoque históricoInteração entre sistemas e processos de memória em humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ANDERY, Maria Amália; MICHELETTO, Nilza  e  SERIO, Tereza Maria. Pesquisa histórica em análise do comportamento. Temas psicol. [online]. 2000, vol.8, n.2, pp. 137-142. ISSN 1413-389X.

A discussão do desenvolvimento histórico e conceituai da Análise do Comportamento vem se constituindo em importante tema. São vários os analistas do comportamento que tratam do desenvolvimento histórico e conceituai dessa abordagem. Autores como Day (1980), Smith (1986), Coleman (1981, 1984, 1985, 1987), entre outros, discutiram esses temas dos mais variados ângulos e perspectivas, destacando questões metodológicas, filosóficas e conceituais. As pesquisas históricas têm sido realizadas recuperando-se a obra de pensadores, analisando-se os veículos de divulgação da Análise do Comportamento, o desenvolvimento da pesquisa básica e da pesquisa aplicada. Destaca-se, neste artigo, que quando o analista do comportamento toma como o seu objeto de estudo o próprio desenvolvimento de sua disciplina, ele deve recorrer, como no caso de outros objetos, ao seu conhecimento das leis do comportamento e da necessidade de analisar o impacto, no sujeito individual, das contingências e metacontingências que operam para produzir o fenômeno que estuda.

Palavras-chave : análise do comportamento; pesquisa histórica; conhecer; conhecimento científico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License