SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Pesquisa histórica em análise do comportamentoOs afetos do coração na história da cultura brasileira (do século XVI ao século XVII) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

MAGILA, Maria Cristina  y  XAVIER, Gilberto Fernando. Interação entre sistemas e processos de memória em humanos. Temas psicol. [online]. 2000, vol.8, n.2, pp. 143-154. ISSN 1413-389X.

A idéia de que a memória não é uma entidade unitária, mas que se compõe de múltiplos sistemas independentes, porém interativos, parece atualmente consensual. Na primeira parte do presente trabalho são revistas evidências da literatura a favor da distinção entre os sistemas de memória de curta duração e de longa duração, por um lado, e a subdivisão adicional entre os sistemas de memória de longa duração, por outro. A evolução do conceito de memória de curta duração, que resultou na idéia de memória operacional, por sua vez também composta de múltiplos sistemas, é discutida, bem como o papel dos níveis de processamento no funcionamento mnêmico. Na segunda parte, são apresentados os principais modelos de organização dos sistemas de memória humana.

Palabras clave : memória; habilidades; hábitos; neuropsicologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License