SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Os afetos do coração na história da cultura brasileira (do século XVI ao século XVII)Merleau-Ponty e a Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ROCHA, Nádia Maria Dourado. A preocupação com questões psicológicas nas teses da Faculdade de Medicina da Bahia no século XIX. Temas psicol. [online]. 2000, vol.8, n.2, pp. 163-173. ISSN 1413-389X.

Das teses apresentadas à Faculdade de Medicina da Bahia no Século XIX, e que demonstraram preocupação com questões de ordem psicológica, foram analisadas 26, buscando-se informação quanto à metodologia utilizada, os temas tratados e a influência intelectual. Quanto à metodologia, apenas uma das teses apresenta uma verificação experimental. Os temas mais tratados foram os ligados à psicopatologia. Com relação a influência intelectual os autores mais citados foram Morel, Féré, Esquirol, todos eles alienistas. Foram também citados Wundt, Binet, Ribot e Freud, estes com uma maior relação com a Psicologia. Estes dados indicam uma preocupação com a psicopatologia, um processo de investigação pré-experimental e uma grande sintonia entre a produção baiana e européia.

Palavras-chave : história da psicologia; Faculdade de Medicina da Bahia; influência intelectual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License