SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Ethics and phenomenology in the graduation in PsychologyThe psychology & religion workgroup: history, achievement and perspectives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

WILKINSON, Krista M; SOUZA, Deisy G. de  and  MCLLVANE, William J. As origens da exclusão. Temas psicol. [online]. 2000, vol.8, n.2, pp. 195-203. ISSN 1413-389X.

Este artigo focaliza a "exclusão," um fenômeno demonstrado quando um participante vê uma matriz de estímulos de comparação previamente definidos, exceto um, em relação a um estímulo modelo falado. Quando um novo modelo não definido é ditado, os participantes selecionam, imediatamente, o item de comparação não definido, sem treino explícito. A exclusão tem atraído analistas do comportamento interessados em analisar comportamentos emergentes e/ou explorar o potencial do procedimento para ensinar comportamentos novos a pessoas com retardo mental severo. A importância dessa área de pesquisa tem crescido em anos recentes e o fenômeno tem sido reconhecido também por pesquisadores interessados no desenvolvimento da linguagem infantil e em cognição comparativa. Desde os estudos iniciais, na década de 70, aprendemos muito sobre exclusão; contudo, uma questão fundamental permanece sem resposta: qual a origem da exclusão? Por que praticamente todos os indivíduos demonstram exclusão na primeira oportunidade? Pesquisadores do Shriver Center for Mental Retardation (EUA) vem desenvolvendo uma série de delineamentos de sujeito como seu próprio controle, metodologicamente intrincados e inter-conectados, buscando responder a essas questões. Este artigo descreve o que foi obtido com indivíduos com retardo mental severo e com crianças com desenvolvimento típico.

Keywords : exclusão; mapeamento simbólico emergente; comportamentos emergentes; origens da exclusão; classes de equivalência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License