SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Boys and girls' play: segregation and stereotype in make-believe epysodes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

BRANCO, Angela Uchôa  and  SALOMAO, Sanmya de Jesus. Cooperação, competição e individualismo: pesquisa e contemporaneidade. Temas psicol. [online]. 2001, vol.9, n.1, pp. 11-18. ISSN 1413-389X.

Cooperação, competição e individualismo consistem em tema de fundamental relevância na contemporaneidade. A contribuição da psicologia está em estudar os múltiplos e variados fatores que, de forma dinâmica, atuam no desenvolvimento de padrões interativos, crenças e valores específicos, que dão origem a ações e interações que irão, afinal, constituir o cotidiano das relações humanas em sociedade. Em nosso Laboratório na Universidade de Brasília, temos desenvolvido projetos envolvendo crianças, adolescentes e adultos, procurando analisar o desenvolvimento de padrões de interação social, crenças e valores em contextos culturalmente estruturados, bem como a questão da moralidade e motivação social. Os estudos têm feito uso de entrevistas e vídeo, o que nos permite a análise microgenética das interações sociais. O artigo analisa, pois, a questão da interdependência humana expressa sob a forma de padrões interativos e crenças e valores, ilustrando com um exemplo empírico a metodologia utilizada.

Keywords : professor-aluno; currículo oculto; valores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License