SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Cooperação, competição e individualismo: pesquisa e contemporaneidadeFormação do psicólogo: desafios e perspectivas a experiência da Universidade Católica de Brasília índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BICHARA, Ilka Dias. Brincadeiras de meninos e meninas: segregação e estereotipia em episódios de faz-de-conta. Temas psicol. [online]. 2001, vol.9, n.1, pp. 19-28. ISSN 1413-389X.

Por mais fantasiosa que seja uma brincadeira, um poderoso agente da realidade está presente: a estereotipia de gênero. Meninos brincam de temas considerados "masculinos" enquanto as meninas com os "femininos". E comum presenciar-se também a preferência por parceiros do mesmo sexo na formação dos grupos de brinquedo. Investigar como as questões de gênero influenciam no desenvolvimento e as possíveis variações advindas de particularidades socioculturais tem sido um dos nossos objetos de pesquisa nos últimos anos. Para tal, temos-nos dedicado a registrar a atividade livre de meninos e meninas em duas comunidades localizadas no sertão sergipano e com particularidades culturais especiais: a dos índios Xocó e dos negros do Mocambo. Os resultados demonstram que a aquisição e o desenvolvimento de papéis de gênero são aspectos importantes do desenvolvimento e interrelacionam-se com variáveis socioculturais e situacionais.

Palavras-chave : estereotipia; segregação; gênero; brincadeira de faz-de-conta.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License