SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Prevenção e tratamento comportamental dos problemas de eliminação na infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LIPP, Marilda E. Novaes. O treino psicológico de controle do estresse como prática clínica para a redução da reatividade cardiovascular de hipertensos. Temas psicol. [online]. 2001, vol.9, n.2, pp. 91-98. ISSN 1413-389X.

A relação entre hipertensão arterial e traços da personalidade tem sido enfatizada na literatura, principalmente no que se refere à reatividade cardiovascular. O estudo das variáveis psicológicas que contribui para um aumento da pressão sangüínea é de importância para que um trabalho profilático possa ser desenvolvido. O presente estudo teve por objetivos verificar se o estresse social é um dos fatores eliciadores de reatividade cardiovascular em hipertensos e se o treino de controle do estresse é eficaz em sua redução. A pressão arterial média de 20 hipertensos leves e moderados foi aferida durante sessões experimentais que envolviam uma dramatização de situações de estresse interpessoal e necessidade assertiva, antes e após o tratamento cognitivo-comportamental do estresse. Os resultados indicaram que o estresse social pode eliciar uma reatividade excessiva na pessoa hipertensa a qual pode ser reduzida com o tratamento do estresse. Verificou-se, também, que a grande maioria dos participantes era altamente inassertiva.

Palavras-chave : estresse social; reatividade cardiovascular; assertividade; controle do estresse.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License