SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Stress management training as a clinical tool to reduce cardiovascular reactivity in hypertense adultsQuality and source of information given to patients with breast câncer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos  and  SOUZA, Carmen Lúcia. Prevenção e tratamento comportamental dos problemas de eliminação na infância. Temas psicol. [online]. 2001, vol.9, n.2, pp. 99-111. ISSN 1413-389X.

Dois distúrbios de eliminação - enurese encoprese - e de grande impacto no desenvolvimento da criança, especialmente considerando-se os aspectos de socialização e auto-estima são abordados de forma concisa. Primeiramente, são discutidos do ponto de vista de seus conceitos, etiologias e formas comportamentais de tratamento. Em seguida, a atenção é voltada para o treino de toalete de crianças pré-escolares e o que há para ser feito de modo a prevenir o aparecimento de tais distúrbios. Nesse sentido, a título de ilustração, algumas sugestões para o treino dos esfíncteres são oferecidas para pais ou cuidadores de modo que possam atuar preventivamente. As sugestões fornecidas são extraídas principalmente do que é primeiramente discutido sobre os problemas de eliminação com base em revisão da literatura.

Keywords : enurese; encoprese; terapia comportamental infantil; prevenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License