SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2O treino psicológico de controle do estresse como prática clínica para a redução da reatividade cardiovascular de hipertensosQualidade e fonte das informações de pacientes com câncer de mama índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos  y  SOUZA, Carmen Lúcia. Prevenção e tratamento comportamental dos problemas de eliminação na infância. Temas psicol. [online]. 2001, vol.9, n.2, pp. 99-111. ISSN 1413-389X.

Dois distúrbios de eliminação - enurese encoprese - e de grande impacto no desenvolvimento da criança, especialmente considerando-se os aspectos de socialização e auto-estima são abordados de forma concisa. Primeiramente, são discutidos do ponto de vista de seus conceitos, etiologias e formas comportamentais de tratamento. Em seguida, a atenção é voltada para o treino de toalete de crianças pré-escolares e o que há para ser feito de modo a prevenir o aparecimento de tais distúrbios. Nesse sentido, a título de ilustração, algumas sugestões para o treino dos esfíncteres são oferecidas para pais ou cuidadores de modo que possam atuar preventivamente. As sugestões fornecidas são extraídas principalmente do que é primeiramente discutido sobre os problemas de eliminação com base em revisão da literatura.

Palabras clave : enurese; encoprese; terapia comportamental infantil; prevenção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License