SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Prevention and behavioral treatment of elimination problems during infancyQuality of life evaluation of patients with head and neck câncer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SALES, Cibele Alves Chapadeiro de Castro  and  ASSUNCAO, Eliza Leonel. Qualidade e fonte das informações de pacientes com câncer de mama. Temas psicol. [online]. 2001, vol.9, n.2, pp. 113-124. ISSN 1413-389X.

A informação dada aos pacientes com câncer sobre sua doença e tratamentos tem sido considerada insuficiente por eles e pelos próprios profissionais de saúde, especialmente porque os pacientes têm participado mais nas decisões de tratamento. Este estudo teve por objetivo verificar a qualidade e as fontes das informações, que cinqüenta mulheres com câncer de mama possuem ou gostariam de possuir, através de entrevistas semi-estruturadas. A maioria das mulheres possui informações, como tempo de tratamento, motivo da vinda ao hospital, tratamentos realizados e conhecimento de pelo menos um exame realizado. As pessoas são as fontes de informação mais freqüentes e preferidas. Metade das pacientes relata satisfação com as informações que possuem. As demais desejam mais informações sobre a disseminação da doença, reconstrução da mama, efeitos colaterais dos tratamentos, entre outros. A quantidade de informação retida parece estar relacionada com a faixa etária, escolaridade e tratamentos realizados.

Keywords : informação; câncer de mama; tratamentos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License