SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Prevenção e tratamento comportamental dos problemas de eliminação na infânciaAvaliação da qualidade de vida em pacientes com câncer de cabeça e pescoço índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

SALES, Cibele Alves Chapadeiro de Castro  y  ASSUNCAO, Eliza Leonel. Qualidade e fonte das informações de pacientes com câncer de mama. Temas psicol. [online]. 2001, vol.9, n.2, pp. 113-124. ISSN 1413-389X.

A informação dada aos pacientes com câncer sobre sua doença e tratamentos tem sido considerada insuficiente por eles e pelos próprios profissionais de saúde, especialmente porque os pacientes têm participado mais nas decisões de tratamento. Este estudo teve por objetivo verificar a qualidade e as fontes das informações, que cinqüenta mulheres com câncer de mama possuem ou gostariam de possuir, através de entrevistas semi-estruturadas. A maioria das mulheres possui informações, como tempo de tratamento, motivo da vinda ao hospital, tratamentos realizados e conhecimento de pelo menos um exame realizado. As pessoas são as fontes de informação mais freqüentes e preferidas. Metade das pacientes relata satisfação com as informações que possuem. As demais desejam mais informações sobre a disseminação da doença, reconstrução da mama, efeitos colaterais dos tratamentos, entre outros. A quantidade de informação retida parece estar relacionada com a faixa etária, escolaridade e tratamentos realizados.

Palabras clave : informação; câncer de mama; tratamentos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License