SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Qualidade e fonte das informações de pacientes com câncer de mamaA clínica da angústia: um lugar para o sujeito índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

NETO, Sebastião Benício da Costa  y  ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Avaliação da qualidade de vida em pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Temas psicol. [online]. 2001, vol.9, n.2, pp. 125-135. ISSN 1413-389X.

A presente pesquisa teve por objetivo geral avaliar instrumentos de medida da qualidade de vida para pacientes que desenvolveram câncer de cabeça e pescoço. Participaram da investigação 41 sujeitos entre 20 e 85 anos de idade, atendidos em uma instituição especializada em oncologiano Centro-Oeste. Foram aplicadas a Escala Análoga-Visual de Qualidade de Vida (Font & Costa Neto, 1999) e duas escalas da European Organization for Research and Treatment of Câncer - EORTC QOL-C30 e H&N-35 (versão 3.0). Os instrumentos possibilitaram a identificação de perdas na qualidade de vida da amostra, mostrando-se, portanto, adequados para avaliar as condições dessa clientela, visando a uma intervenção terapêutica e preventiva em oncologia. Foi possível constatar, também, que muitos pacientes têm uma percepção diferenciada das noções de saúde geral e qualidade de vida.

Palabras clave : qualidade de vida; oncologia; cirurgia; cabeça e pescoço.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License