SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1What do theses and dissertations reveal about language and communication of people with special needs? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

MENDES, Enicéia Gonçalves; NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula  and  FERREIRA, Júlio Romero. Diagnóstico e caracterização de indivíduos com necessidades educacionais especiais: produção científica nacional entre 1981 e 1998. Temas psicol. [online]. 2002, vol.10, n.1, pp. 11-25. ISSN 1413-389X.

Este relato sistematiza de um total de 356 estudos analisados sobre indivíduos com necessidades educativas especiais, 55 dissertações e teses sobre os temas "identificação", "caracterização" e "diagnóstico", produzidas entre 1981 e 1998, por alunos de 21 cursos de pós-graduação em Educação do país. Os resultados indicam que predominaram estudos categoriais, sendo a deficiência mental a condição mais estudada, seguida pela deficiência auditiva, autismo, talentos especiais, deficiência física e a visual. A questão da identificação e diagnóstico para o ingresso no ensino especial foi a mais freqüente, seguida pela descrição e caracterização das especificidades do portador de deficiência, basicamente para caracterizar seu desempenho e desenvolvimento. Além de se tentar buscar a compilação do acervo existente, tornando dessa forma o conhecimento produzido mais acessível aos pesquisadores e profissionais da área, este estudo tenta apontar tendências e lacunas do conhecimento produzido sobre esse tema e identificar temas e/ou áreas prioritários de investigação.

Keywords : diagnóstico; caracterização; deficiências; autismo; talentos especiais; produção científica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )