SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1O que revelam as teses e dissertações sobre linguagem e comunicação da pessoa com necessidades especiais? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MENDES, Enicéia Gonçalves; NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula  e  FERREIRA, Júlio Romero. Diagnóstico e caracterização de indivíduos com necessidades educacionais especiais: produção científica nacional entre 1981 e 1998. Temas psicol. [online]. 2002, vol.10, n.1, pp. 11-25. ISSN 1413-389X.

Este relato sistematiza de um total de 356 estudos analisados sobre indivíduos com necessidades educativas especiais, 55 dissertações e teses sobre os temas "identificação", "caracterização" e "diagnóstico", produzidas entre 1981 e 1998, por alunos de 21 cursos de pós-graduação em Educação do país. Os resultados indicam que predominaram estudos categoriais, sendo a deficiência mental a condição mais estudada, seguida pela deficiência auditiva, autismo, talentos especiais, deficiência física e a visual. A questão da identificação e diagnóstico para o ingresso no ensino especial foi a mais freqüente, seguida pela descrição e caracterização das especificidades do portador de deficiência, basicamente para caracterizar seu desempenho e desenvolvimento. Além de se tentar buscar a compilação do acervo existente, tornando dessa forma o conhecimento produzido mais acessível aos pesquisadores e profissionais da área, este estudo tenta apontar tendências e lacunas do conhecimento produzido sobre esse tema e identificar temas e/ou áreas prioritários de investigação.

Palavras-chave : diagnóstico; caracterização; deficiências; autismo; talentos especiais; produção científica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )