SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Diagnóstico e caracterização de indivíduos com necessidades educacionais especiais: produção científica nacional entre 1981 e 1998Discurso sobre drogas nas instituições públicas do DF índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula; FERREIRA, Júlio Romero; MENDES, Enicéia Gonçalves  e  GLAT, Rosana. O que revelam as teses e dissertações sobre linguagem e comunicação da pessoa com necessidades especiais?. Temas psicol. [online]. 2002, vol.10, n.1, pp. 27-38. ISSN 1413-389X.

A análise de 356 teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação em Educação e Psicologia de 23 universidades brasileiras sobre a pessoa com necessidades especiais revelou que 23% deste acervo foi dedicado a investigar o processo ensino-aprendizagem. Os subtemas identificados foram: linguagem/comunicação, práticas educativas e desenvolvimento cognitivo, habilidades artísticas, físicas e esportivas, habilidades básicas e interação professor-aluno e manejo de classe. Os trinta e cinco estudos sobre linguagem/comunicação apresentados no artigo foram fundamentados em quatro teorias: construtivismo piagetiano, sociointeracionismo de Vygotsky, análise experimental do comportamento e fenomenologia. As pesquisas favorecem uma visão otimista da Educação Especial pois são eloqüentes em evidenciar as possibilidades de aquisição de habilidades, conceitos e atitudes das pessoas com deficiência, desde que sejam consideradas com muita atenção as condições de ensino-aprendizagem. Tais condições envolvem desde materiais apropriados e programação adequada até melhoria da formação dos professores e das próprias instituições.

Palavras-chave : produção discente; pessoa com deficiência; linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )