SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1What do theses and dissertations reveal about language and communication of people with special needs?AIDS prevention among undergraduate students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

BRAVO, Omar Alejandro. Discurso sobre drogas nas instituições públicas do DF. Temas psicol. [online]. 2002, vol.10, n.1, pp. 39-51. ISSN 1413-389X.

O fenômeno do consumo de drogas apresenta-se hoje como complexo. Essa complexidade se expressa nas instituições que, de alguma forma, lidam com a questão: Saúde, Segurança Pública e Educação, entre outras, que não delimitam os seus espaços particulares de atuação. Existem atualmente dois discursos contrapostos a respeito do consumo de drogas: o tradicional, ligado a posturas repressivas, que considera só as drogas ilegais, criminalizando o usuário; e um novo, denominado de redução de danos, que tem como objetivo a diminuição dos efeitos prejudiciais do consumo. No marco particular das instituições públicas do Distrito Federal, analisam-se tanto os tipos de discursos predominantes em cada uma delas, como as relações de poder que permitem e organizam. Consideram-se os níveis de gestão responsáveis por determinar e executar as políticas de prevenção e atendimento às toxicomanias. A análise crítica do discurso utilizada neste trabalho permite a análise e interpretação das entrevistas realizadas nas instituições.

Keywords : instituições; droga; discursos; poder.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )