SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1O que revelam as teses e dissertações sobre linguagem e comunicação da pessoa com necessidades especiais?A prevenção da AIDS em universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BRAVO, Omar Alejandro. Discurso sobre drogas nas instituições públicas do DF. Temas psicol. [online]. 2002, vol.10, n.1, pp. 39-51. ISSN 1413-389X.

O fenômeno do consumo de drogas apresenta-se hoje como complexo. Essa complexidade se expressa nas instituições que, de alguma forma, lidam com a questão: Saúde, Segurança Pública e Educação, entre outras, que não delimitam os seus espaços particulares de atuação. Existem atualmente dois discursos contrapostos a respeito do consumo de drogas: o tradicional, ligado a posturas repressivas, que considera só as drogas ilegais, criminalizando o usuário; e um novo, denominado de redução de danos, que tem como objetivo a diminuição dos efeitos prejudiciais do consumo. No marco particular das instituições públicas do Distrito Federal, analisam-se tanto os tipos de discursos predominantes em cada uma delas, como as relações de poder que permitem e organizam. Consideram-se os níveis de gestão responsáveis por determinar e executar as políticas de prevenção e atendimento às toxicomanias. A análise crítica do discurso utilizada neste trabalho permite a análise e interpretação das entrevistas realizadas nas instituições.

Palavras-chave : instituições; droga; discursos; poder.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )