SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Discurso sobre drogas nas instituições públicas do DFAs emoções na saúde e na doença: armadilha ou descrição de processo? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

D'AMORIM, Maria Alice. A prevenção da AIDS em universitários. Temas psicol. [online]. 2002, vol.10, n.1, pp. 53-62. ISSN 1413-389X.

Este estudo investiga o uso de preservativos durante as relações sexuais com o objetivo de prevenir a AIDS, usando o modelo de Informação, Motivação e Habilidades Comportamentais, (IMB). Os participantes foram 405 universitários com idade entre 17 e 30 anos, vivendo sós, tendo parceiro ou parceira estável, ou vários parceiros(as). O instrumento incluiu questões acerca de informação sobre a AIDS, sobre a motivação, usando o modelo da Teoria da Ação Racional e sobre as habilidades, baseada no modelo da Auto-Eficácia. Quatro variáveis explicaram 34,1% da variância no comportamento de usar o preservativo: a intenção de usar o preservativo, as condições situacionais, a habilidade para lidar com a situação e as crenças comportamentais, na ordem descrita.

Palavras-chave : prevenção da AIDS; informação; motivação; habilidades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )